José Carlos Ferreira Maia Neves (1948-2024)

Curta biografia   (EN)

José Carlos Ferreira Maia Neves nasceu em 1948 e licenciou-se em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra em 1976. A sua formação académica incluiu o Mestrado em Desenvolvimento de Software e Análise pela Universidade de Heriot-Watt, Escócia (1981), o Doutoramento em Ciências da Computação pela Universidade de Heriot-Watt, Escócia (1983) e a Agregação em Informática pela Universidade do Minho (1998). Foi Professor Catedrático do Departamento de Informática da Escola de Engenharia da Universidade do Minho de 1999 a 2018.

José Carlos Ferreira Maia Neves foi Professor e Investigador do Centro ALGORITMI na área das Ciências da Computação, e é especialmente conhecido pelas suas contribuições significativas na Inteligência Artificial (IA) e na Engenharia do Conhecimento. Foi reconhecido como Professor Emérito da Universidade do Minho, onde dedicou grande parte de sua carreira académica e de investigação.

José Carlos Ferreira Maia Neves tornou-se um pioneiro na introdução da Inteligência Artificial em Portugal e particularmente na Universidade do Minho. Foi um dos fundadores da Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial. Criou um grupo dedicado ao estudo da IA, abrangendo áreas como a representação de conhecimento, o raciocínio lógico, a lógica computacional, a computação evolucionária e a aprendizagem por computador. Ao longo da sua carreira, orientou com sucesso 27 doutoramentos e publicou mais de 425 artigos indexados no SCOPUS em revistas, livros, capítulos de livros e atas de conferência. Além disso participou em dezenas de projetos com financiamento público ou privado. Foi, ainda, um dos pioneiros na transferência de conhecimento para a indústria na Universidade do Minho. Foi um Homem disruptivo e com um grande coração, diferente porque nunca quis ser como todos. Foi um líder como os líderes devem ser, ouvindo sempre os outros com atenção e respeito.